Não tem muito dinheiro para gastar em seu negócio? Não se preocupe – há muitas táticas de marketing que você pode usar e que não afetarão seu orçamento de marketing. Vamos ver até onde você pode esticar o seu orçamento! Aqui 18 ideias de marketing para pequenas empresas que trabalham com um orçamento pequeno.
Aposte no Marketing de conteúdo
Acho que nem preciso dizer isso, mas seria negligente não mencionar a importância do conteúdo de qualidade. Se você puder criar você mesmo, melhor ainda (não é sempre melhor?).
Mesmo que a escrita não seja o seu ponto forte, você não deve ter muita dificuldade em colocar alguém em sua equipe para trabalhar o marketing de conteúdo para o seu blog empresarial.
Crie vídeos instrutivos
O conteúdo de vídeo é realmente valioso e, embora possa custar muito dinheiro produzir vídeos profissionais do YouTube você mesmo pode criar alguns vídeos para divulgar seu produto ou serviço. No próprio Youtube você pode encontrar vídeos ensinando como gravar vídeos com o seu celular antigo.
Obtenha créditos de promoção de anúncios
Embora campanhas de publicidade massivas possam estar fora do seu orçamento, muitas vezes há descontos e cupons circulando por anúncios pagos do Facebook ou anúncios do Google. Na minha agência de criação de sites nós oferecemos cupons de R$150 desconto do Google Ads para clientes que queiram fazer campanhas de publicidade.
Crie Infográficos
Infográficos são ferramentas de marketing insanamente poderosas. Eles são visualmente atraentes, são fáceis de digerir e as pessoas adoram compartilhá-los nas redes sociais, por isso são uma ótima maneira de gerar tráfego e links de referência.
Contratar um designer para torná-lo um infográfico classe A + pode ser interessante, mas você também pode fazer o seu próprio infográfico se não se importar com um desafio.
Participe no LinkedIn
O LinkedIn é um importante site de mídia social que é frequentemente subutilizado. Não basta adicionar conexões de rede e sair. Junte-se a grupos, entre em diálogo com conexões e compartilhe suas postagens no blog. Há uma tonelada de coisas acontecendo no LinkedIn e pode ser um ótimo lugar para promover seu conteúdo, compartilhar ideias e construir sua marca.
Recicle seu conteúdo
Assim como você pode redirecionar os estudos de dados existentes, você pode refazer o conteúdo antigo em novas criações também! Transforme um webinar em um tutorial em vídeo. Transforme uma coleção de posts em um ebook.
Nunca tenha medo de misturar seu conteúdo antigo – provavelmente haverá muitas pessoas que nunca viram suas coisas antigas, por isso será uma peça de conteúdo 100% nova para um grande volume de pessoas.
Desenvolva um Programa de Indicação ao Cliente
Ofereça aos clientes existentes um produto gratuito, um mês de serviço gratuito ou outra recompensa para indicar novos clientes. Lembre-se, o boca-a-boca é uma coisa poderosa, por isso os amigos que contam aos seus amigos sobre o seu negócio são incrivelmente valiosos.
Concursos Online
Você precisará distribuir um pouco de dinheiro por um prêmio, mas o número de participantes e o novo potencial que você recebe valerão o preço.
Realmente apertado no orçamento? Você não precisa tecnicamente de um prêmio super caro para conseguir participantes. Mesmo algumas garrafas de água high-end ou mochilas de fantasia podem ser o suficiente para alguns usuários.
Parcerias com Empresas
Junte-se a um negócio relacionado ao seu setor (mas não um concorrente direto) para um projeto conjunto. Isso pode ser feito localmente off-line por meio de algum tipo de evento especial ou on-line com um webinar ou brinde promocional.
A parceria com outro negócio significa duas vezes mais aviso. Se você estiver fazendo parceria com uma empresa relevante para o setor, será apresentado a um novo público-alvo relacionado ao seu nicho. As pessoas pagam muito dinheiro por esse tipo de acesso!
Aplique o Prêmio Online para Empresas
A maioria das indústrias tem prêmios de negócios que você pode ganhar, oferecendo um selo on-line que você pode colocar no seu site. Selos como esses podem aumentar a credibilidade e, como resultado, aumentar as vendas.
Se não houver prêmios para seu setor, hospede o seu próprio! Você receberá muita atenção de outras empresas do setor que desejam se inscrever para o prêmio, o que significa ainda mais conexões e possíveis futuras colaborações!
O marketing local muitas vezes pode ser menos caro do que campanhas on-line em massa. Seu alcance é menor, mas se sua empresa é local, não há maneira melhor (ou mais barata) de construir seu negócio.
Cartões de visita bonitos
Mande fazer alguns cartões de visita elegantes e depois distribua a todas as pessoas que vê em sua frente. Cada aperto de mão deve vir com um cartão de visita. Quanto mais pessoas descobrirem seus negócios, melhor – mesmo que seja apenas uma rápida olhada em um cartão de visita.
Você também pode optar por cartões de visitas digitais que podem ser distribuídos facilmente pela Internet.
Marketing de guerrilha
O marketing de guerrilha enfatiza a criatividade acima do orçamento e as estratégias geralmente são baratas e fáceis de implementar, especialmente quando localizadas. Escreva o endereço do seu site com giz na calçada, use uma fachada abandonada como tela para arte de rua ou adesivos personalizados de gesso na decoração urbana que faz com que aqueles que passeiam olhem duas vezes. Há muito espaço para invenções aqui e você não precisa de um grande orçamento para ter sucesso.
Organize um Evento ou Classe
Planeje um evento, depois imprima panfletos e publique-os em quadros de avisos da comunidade (bibliotecas, lanchonetes, faculdades locais e centros de educação de adultos). Embora a maioria dos quadros de avisos da comunidade não permita a publicação de anúncios de empresas, eles ficam mais do que felizes em postar um panfleto promovendo um evento ou uma aula educacional.
Sorteio de Cartão de Visitas
Coloque um aquário no local de trabalho com uma placa pedindo aos visitantes que deixem seus cartões de visita para ganhar algo de você (por exemplo, um Jantar em um restaurante chique da cidade).
No final do mês você coletou uma tonelada de cartões de visita e, embora possa ter apenas um vencedor, não há motivo para que esses outros cartões de visita sejam desperdiçados. Use os endereços de e-mail fornecidos para que os usuários saibam que, embora não tenham vencido, eles são mais que bem-vindos para participar da sua lista de e-mails, que os notificará sobre ofertas futuras e ofertas especiais.
E-mail Marketing
O marketing por e-mail é uma ótima maneira de atrair novos visitantes para sua empresa, além de manter relacionamentos com seus clientes existentes.
Peça aos novos visitantes do site que se inscrevam no seu boletim informativo, oferecendo um conteúdo de bônus para se inscrever (por exemplo, adquira seu e-book gratuito com detalhes sobre como fazer uma pizza caseira ao se inscrever em nosso boletim informativo). Lentamente, alimente seus inscritos por e-mail até que estejam prontos para se tornarem clientes pagantes.
Ímãs ou adesivos para carro
Coloque um adesivo no carro da sua empresa para aumentar o reconhecimento da marca enquanto dirige pela cidade (apenas certifique-se de obedecer às leis de trânsito). Adesivos no vidro traseiro e decalques da janela funcionam também!
Distribuir balões em eventos locais
Pegue algumas centenas de balões personalizados com o nome da sua empresa, alugue um tanque de hélio e assista aos sorrisos.
As crianças adoram balões. Os adultos também os amam, mas têm vergonha de admitir isso. Pare a vergonha – balões e bolhas sempre serão incríveis, não há problema em dizer isso. Você terá um monte de pessoas felizes marchando com sua marca flutuando acima de suas cabeças, tudo por menos de R$500.
Participe de concursos locais
Considere doar um produto ou serviço seu como prêmio em um concurso ou evento local. Isso atrairá muita atenção para a sua marca.
Estas são algumas dicas de marketing local e digital que você pode fazer para alavancar sua marca e aumentar suas vendas. Se você gostou ou tem alguma dúvida, não deixe de comentar aqui em baixo.
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