Muitos profissionais especializados em uma área chegam a um momento da carreira que tem muito conhecimento acumulado e que também desejam uma agenda mais flexível. Para essas pessoas uma boa solução pode ser o trabalho de mentoring.
O que é Mentoring e onde ele atua?
Mentoring nada mais é que você atuar como mentor na área de sua especialidade, no caso do marketing mentorship você será ou possuirá um mentor na área de marketing. Um mentor usará de toda sua experiência para guiar profissionais mais jovens no ramo ou até mesmo pessoas não especializadas que pretendem ou precisam se dedicar a atividade.
Ser um mentor é diferente de ser um consultor. Quando as pessoas procuram um consultor geralmente querem que tudo venha pronto e ela irá seguir o passo a passo já preestabelecido pelo consultor. No caso das pessoas que buscam um mentor, elas têm mais anseio por aprender de fato e colocar a mão na massa.
Por isso o mentor irá guiar seu mentorado de forma que ele desenvolva suas próprias estratégias e soluções, dando a base para que ele consiga desenvolver suas habilidades.
O mentor precisa identificar os pontos fracos de seu mentorado e trabalhar para aprimorar ainda mais os pontos fortes, passando dicas e estratégias que às vezes só a experiência fornece.
Nesse sentido, o mentoring geralmente será mais extenso que a consultoria e irá direcionar o profissional que está sendo mentorado para alçar novos e mais altos voos na carreira. Se no caso o mentorado não for um profissional na área, mas terá a necessidade de atuar nesse ramo, o mentor deverá passar as bases que permitirá que um bom trabalho seja feito e que conhecimento seja adquirido para que o mentorado solucione seus problemas futuros sem o mentor.
Esse campo de atuação vem se mostrando promissor para profissionais experientes que buscam novas maneiras de atuar e, por consequência, adquirir novos aprendizados também.
Deixar um comentário