Qual a Diferença entre WordPress.com e WordPress.org

O WordPress é o sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) de distribuição gratuita mais utilizado no mundo todo. Com ele é possível criar e administrar blogs, sites, lojas virtuais, portais de notícias, sites de membros, sites de classificados, entre outros.

Ele foi criado e é mantido por voluntários, que pensaram em facilitar a criação e edição de conteúdo sem a necessidade de utilizar uma linguagem de programação, permitindo que até mesmo pessoas sem conhecimento nenhum sobre códigos, possa criar sites incríveis de forma prática e intuitiva.

O WordPress é um sistema tão completo que vem sendo utilizado até mesmo por grandes marcas como o blog do console PlayStation, o site da BBC America e o da Forbes.

Confira um vídeo falando mais sobre o WordPress

Qual a Diferença entre WordPress.com e WordPress.org?

O WordPress é oferecido em duas versões distintas:

WordPress.com

A primeira delas é o WordPress.com, onde é possível criar criar um conta gratuita e preparar um blog grátis em pouco tempo, no entanto ele possui diversas limitações, que atrapalham a customização e não permite a instalação de novos templates ou plugins, o que torna impossível transformar o blog em outros tipos de sites.

Além disso, é muito difícil de monetizar o blog, porque o serviço não permite adicionar banners com propagandas nas páginas.

Clique aqui para criar seu blog grátis.

WordPress.org

A segunda opção é um código aberto com o pacote de instalação do WordPress, que permite instalar a plataforma em um servidor de hospedagem de sua escolha. Ele é ideal para criar sites empresariais ou sites pessoais.

Para utilizar a plataforma gratuita é necessário ter uma hospedagem de site para instalar o sistema.

O pacote de instalação do WordPress.org é ideal para pessoas que buscam mais flexibilidade, já que é perfeitamente possível instalar novos templates e plugins, podendo transformar o blog em loja virtual, site de classificado, site de imobiliária, entre outros.

Clique aqui para baixar o pacote de instalação do WordPress.