SEO Cauda Longa

O termo “cauda longa” no mundo do SEO, refere-se a encontrar estratégias que visam encontrar várias coisas com baixa demanda, em vez de se concentrar em algumas coisas com um grande número de pedidos.

No varejo, essa técnica é muito utilizada por empreendedores. Por exemplo, a Drogaria Araújo vende vários itens populares, enquanto a Brasil Cacau vende apenas chocolate.

Palavras-chave cauda curta e SEO de cauda longa: Qual é a Diferença?

Quando falamos sobre estratégia de marketing de conteúdo, o que vem em sua mente? Você pode responder que deseja alcançar a primeira posição no Google, certo? No marketing orgânico, palavras-chave de cauda longa ajudam a conseguir isso.

Por exemplo, ao escrever um artigo, um autor pode usar palavras-chave de cauda curta ou cauda cauda longa.

SEO de Cauda Curta

Na cauda curta, sua terminologia é geralmente mais ampla e mais básica. As palavras geralmente respondem a apenas uma pergunta. Um exemplo é: “Dicas de SEO

Palavras-chave de cauda curta têm alto volume de pesquisa. Isso significa que muitos leitores estão pesquisando conteúdos relacionados ao tema.

Aqui estão alguns exemplos de palavras-chave cauda curta:

  • administração de empresas;
  • marketing;
  • roupas femininas.

O alto volume de pesquisa dessas palavras-chave chama a atenção de qualquer profissional de marketing por causa de sua capacidade de alcançar muitos tipos de pessoas. No entanto, palavras-chave assim traz muita concorrência, tanto orgânica quanto paga.

SEO de Cauda Longa

Agora, considere o seguinte cenário: Um leitor pesquisando por “marketing digital” pode pesquisar vários tópicos. Por exemplo, os leitores podem pesquisar agências de marketing, cursos da área, freelancers e até o significado da palavra.

Portanto, ao elaborar conteúdo para o seu blog, é imprescindível ajustar os termos de pesquisa para que os leitores encontrem os tópicos que melhor atendem às suas expectativas.

Na prática, a cauda longa é uma variação de uma palavra-chave principal específica em uma estratégia que leva a uma maior eficiência na busca. Podemos citar alguns exemplos de palavras-chave de cauda longa a partir do termo “marketing digital”:

  • cursos de marketing de conteúdo;
  • marketing orgânico;
  • marketing de conteúdo;
  • marketing de afiliados.

Nesse caso, as palavras-chave de cauda longa podem não obter o mesmo volume de pesquisa que as palavras-chave de cauda curta. No entanto, a cauda longa não exige muito investimento, já que a concorrência no topo das buscas do Google é bem menor.

Por que investir na cauda longa?

A grande vantagem de usar palavras-chave de cauda longa em sua estratégia de marketing de conteúdo é que ela facilita o ranqueamento de seus artigos no Google. Como há menos concorrência para estas palavras-chave, isso pode levar um texto bem escrito e otimizado ao topo do maior buscador do mundo.

Outro aspecto positivo é essa abordagem de palavras-chave de cauda longa reduzirão a taxa de rejeição do seu blog ou site. Afinal, os leitores podem encontrar a resposta exata que procuram na Internet.

As palavras-chave de cauda longa podem trazer mais cliques qualificados para o seu site. Eles têm a capacidade de gerar mais ROI do que palavras-chave de cauda curta.

Isso porque esse tipo de palavra-chave incentiva o leitor a ir aonde ele quiser e resolver seu problema da melhor forma possível. Ou seja, eles levam os leitores a conversões, como baixar um material ou comprar um produto.

Como usar a cauda longa na estratégia de SEO?

Agora que você entendeu o que é cauda longa, conhece suas características e benefícios para sua estratégia de marketing de conteúdo, que tal algumas dicas para colocá-la em prática em seu site, blog ou negócio?

Para ajudá-lo a melhorar o SEO do seu site, listamos algumas dicas básicas para tornar essas escolhas de palavras-chave mais eficazes, gerando cliques mais qualificados para seu blog ou website.

Aposte em Sinônimos

O uso de palavras-chave de cauda longa funciona melhor quando levamos em consideração a fora que os leitores fazem as pesquisas por determinados assuntos no Google. Por exemplo, uma pessoa interessado em marketing de conteúdo, pode realizar uma pesquisa no Google por “Como Otimizar meu site com Conteúdo” ao invés de “Marketing de Conteúdo“.

Preste atenção ao tamanho

Uma palavra-chave de cauda longa ideal é aquela que contém pelo menos 4 palavras-chave e de 11 a 20 caracteres. Recomenda-se que esses termos não sejam tão curtos quanto “marketing” ou tão amplos quanto “quais são as tendências futuras em marketing”.

Conteúdo de Qualidade

Sabemos como é importante o uso de sinônimos e o tamanho certo para palavras-chave de cauda longa. No entanto, você não pode apenas na otimização e esquecer de produzir conteúdo de alta qualidade.

Lembre-se: um bom conteúdo é aquele que responde às perguntas do leitor, é único e afeta de alguma forma a vida dos visitantes.