Dicas do que Ainda Funciona em SEO no Google

Foi se o tempo em que era possível alcançar boas posições em pouco tempo para sites nos resultados das buscas do Google aplicando técnicas de SEO no Google.

O problema é que era relativamente fácil conseguir manipular o indexador de conteúdo do Google e isso acabava gerando uma infinidade de resultados que eram desinteressantes para as pessoas, pois em muitos casos, os sites que apareciam nas primeiras posições não mereciam estar lá.

O Google sabia disso e foi aprimorando o seu algoritmo de indexação para deixá-lo cada vez mais robusto e inteligente, de forma a selecionar melhor os sites que deveriam aparecer nas primeiras posições para as palavras-chave.

Eu já venho trabalhando com SEO há muitos anos e já tive sites recebendo quase meio milhão de visitas por mês com técnicas simples de SEO e o que eu percebi durante estes anos é que o Google tem dado cada vez mais prioridade ao conteúdo de qualidade.

Portanto, para que você consiga um bom posicionamento para o site de sua empresa no Google, é essencial que você prepare as páginas com informações claras e concisas, ou seja, aquele tipo de conteúdo que as pessoas acham interessante e que não se importariam de compartilhar com os amigos ou em redes sociais.

O SEO no Google continua Vivo!

É claro que o conteúdo não é o único fator levado em consideração pelo Google na hora de catalogar o conteúdo na Internet, portanto, vamos discutir aqui outros fatores que ainda tem um grande peso no SEO hoje em dia.

Também recomendo que resista a tentação de praticar técnicas de SEO consideradas black hat (técnicas proibidas), especialmente no que se refere a compra de links, pois o indexador do Google anda muito esperto e pode detectar as manipulações e penalizar os sites envolvidos.

E lembre-se de que a fundação de todas as técnicas de SEO devem ser baseadas em conteúdo de qualidade. Se você ainda não tem isso no seu site, procure melhorar o conteúdo das páginas e/ou adicionar mais páginas ao seu site.

links internos e externos

Links Internos

Os links internos ajudam seus visitantes a encontrarem o conteúdo dentro de seu website, levando-os de uma página a outra. Além de aumentar o tempo de permanência, os links internos também são utilizados pelos buscadores para:

  • Encontrarem todas as páginas de seu site
  • Entender a estrutura (quais páginas são mais importantes)
  • Entender as principais palavras-chave (as palavras-chave que são utilizadas como âncora nos links)

Links Externos

Os links externos, ou seja, aqueles que são apontados para o seu site por outros sites, tem um grande peso quando falamos de técnicas de otimização para os buscadores, porque eles são considerados como votos de credibilidade.

Quanto mais links externos (ou backlinks como também são chamados) um site recebe, mais importante ele é para o Google e consequentemente, tem maiores chances de aparecerem em melhores posições nos resultados das buscas.

Porém, para que os backlinks tenham mais efeito, eles precisam:

  • Ser criados naturalmente, ou seja, nada de comprar links em outros sites;
  • Partir de sites importantes para o Google;
  • Ter assuntos relacionados ao site que recebe os links.

Site bem Estruturado

Um site bem montado ajuda a manter os visitantes mais tempo dentro do site, o que é um indicador importante de que o conteúdo tem qualidade.

Se o site for confuso, difícil de ler ou até mesmo cheio de publicidades, pode ser que os visitantes saiam do site imediatamente e procurem por outro site com o mesmo tema no Google. Isso é um forte indicador de que o site em questão tem algum problema e que talvez não mereça aparecer em boas posições, pois não agrada aos visitantes.

Tags H1, H2, H3

As tags de cabeçalho ou heading tags H1, H2, H3… ajudam ao indexador a entender quais são as principais palavras-chave dentro do conteúdo de cada página. A tag de cabeçalho mais importante é a H1 que deve ser utilizada apenas 1 vez por página, seguido das demais páginas que podem ser utilizadas diversas vezes, mas sem exagero para não perder a relevância.

Densidade de palavras-chave

O indexador do Google cataloga textos presentes nas páginas, portanto, procure adicionar palavras-chave que sejam importantes dentro do contexto pelo menos 3 vezes e não mais que 7 vezes.

Você pode adicionar as palavras-chave nos títulos, no primeiro parágrafo, em negrito e dentro do próprio texto da página.

Velocidade de carregamento do Site

Ninguém gosta de ficar esperando as coisas acontecerem, muito menos os seus visitantes, portanto, é essencial que as páginas do seu site carregue rapidamente, caso contrário, é provável que você perca parte dos visitantes que tentarem acessar as páginas.

O problema é que se um visitante tenta acessar o seu site, mas não consegue por algum motivo e acaba voltando para o Google para encontrar outro site semelhante, o sistema de alerta vermelho é acionado, indicando para o Google que pode haver algum problema com o site em questão.

Se o problema for contínuo ou repetir frequentemente, o indexador do Google poderá rebaixar o seu site nos resultados, pois ele não passa a experiência que o Google busca para os seus usuários.

Portanto, é essencial que você publique seu site em um servidor de qualidade e que não adicione coisas demais nas páginas que possam deixá-lo lento para carregar.

Quanto mais simples seu site for, mais rápido ele pode ser para carregar.

Taxa de rejeição

Quando um visitante entra em uma página de seu site e logo em seguida volta para o Google ou qualquer outro site, isso é considerado uma rejeição.

Quanto mais elevada é a taxa de rejeição de uma página, maior é indicador de que a página pode ter algum problema, seja ele conteúdo fraco, erro na página, lentidão, excesso de banners, otimização para palavras-chave que não condizem com o conteúdo, entre outras coisas.

Nestes casos, o Google costuma penalizar a página em questão, rebaixando ou mesmo eliminando dos resultados das buscas.

Portanto, é sempre bom analisar as estatísticas para descobrir quais são as páginas com mais rejeição ou com tempo de permanência muito baixo para descobrir possíveis problemas que podem estar afastando os leitores de seu site.

Conclusões

Com certeza ainda existem muitas outras técnicas de SEO no Google que ainda funcionam, mas no meu ponto de vista estas são as mais importantes e que não devem ser deixados de fora por quem está trabalhando a otimização ou uma estratégia de marketing de conteúdo.

Lembre-se de que o conteúdo e a boa experiência do usuário em seu site são dois dos principais fatores que você deve se preocupar em seu site.

Gostou destas dicas? Ainda tem dúvidas ou sugestões? Então deixe seu comentário.