Divulgação de Site – Pontos Importantes que você deve prestar atenção
Se você quer ter um site de sucesso para sua empresa, a primeira coisa que você deve fazer é enxergá-lo como um projeto de marketing digital, que estará envolvido em diversas ações de marketing e oferece uma visão panorâmica de todo o processo. Veja o que considerar.
Aplicação de Técnicas de SEO
Qual é o sentido de construir um site bonito, se quase ninguém o acessa? É para resolver isso que as técnicas de SEO devem ser utilizadas em todo o seu site, de forma a atrair mais visitantes/clientes, vindos das buscas orgânicas do Google e outros grandes buscadores.
O SEO ou otimização para os mecanismos de buscas, envolve técnicas, ferramentas e regras de produção de conteúdo, de forma que suas páginas consigam um bom posicionamento nas buscas orgânicas, brigando com outras empresas por concorridas palavras-chave.
Buscadores como o Google e Yahoo, são as principais formas utilizadas pelos Internautas para encontrar conteúdo na Internet. Portanto, gerar páginas, artigos e imagens, sem prestar atenção na otimização desses conteúdos, é na verdade uma perda de tempo e dinheiro.
Investir em SEO é, portanto, fundamental para garantir os resultados da sua estratégia de marketing de conteúdo, e vale ressaltar que essas práticas também incluem melhorias na navegação e na experiência do usuário.
Metas e Métricas
Este é um ponto muito delicado quando se trata de gerenciar o marketing de um site, principalmente quando falamos em divulgação na web.
Existem uma grande quantidade de dados que podemos obter com uma ferramenta como o Google Analytics por exemplo, mas é necessário ter muito cuidado para filtrar quais dessas informações são realmente relevantes para o negócio.
Muitas vezes, podemos nos deparar com um resultado aparentemente positivo, mas que tem pouco ou nada a ver com os objetivos estabelecidos na estratégia de marketing digital. Esse tipo de informação são chamadas de métricas de vaidade.
Quando falamos na divulgação de um site, um exemplo muito comum desse tipo métrica de vaidade é o próprio tráfego de visitantes que passam pelo site.
É claro, que precisamos ter visitantes acessando nossos sites, mas de que adianta milhões de cliques por mês, se nenhuma dessas pessoas estiver interagindo com seu conteúdo, comprando em seu e-commerce ou se cadastrando em sua lista de email marketing?
Portanto, devemos entender que não basta apenas direcionar os usuários para o seu site, é necessário atrair as pessoas certas e, para isso, acertar sua estratégia de marketing de conteúdo é fundamental.
Divulgação de site com Produção de conteúdo
Quando falamos em marketing digital, os artigos, imagens, vídeos, fotos, banners, entre outros, é a voz da sua empresa na web.
Portanto, conteúdo de baixa qualidade pode afetar a credibilidade do seu negócio e expor sua marca às pessoas erradas. Portanto, promover um site nessa situação pode ser um desastre!
O planejamento é fundamental para posicionar sua marca e garantir que seu projeto tenha bons resultados. Aqui estão algumas medidas que você deve considerar:
Pesquise o mercado: analise o comportamento e conteúdo de outras empresas concorrentes ou não, assim como o seu desempenho;
Ouça seus clientes: seus clientes são excelentes indicadores de erros e acertos, além de fornecerem ideias de conteúdos interessantes que podem ser abordados em suas campanhas de marketing de conteúdo;
Contrate uma empresa ou profissional especializado: se possível, contrate um profissional para garantir a qualidade de sua estratégia e da produção de conteúdo.
O que não fazer ao divulgar um site?
Na pressa para conseguir resultados, muitos acabam recorrendo a práticas questionáveis para distribuir conteúdo na internet.
No entanto, esses “atalhos” não garantem retornos substanciais e podem prejudicar seriamente a estratégia e a reputação da sua marca na Internet. Os erros mais comuns cometidos por empresas são:
Divulgar um site sem conteúdo: isso seria o mesmo que divulgar uma loja com prateleiras vazias;
Divulgar apenas conteúdo promocional: preocupe-se em gerar valor antes de falar sobre seu produto, pois as pessoas buscam muito mais do que pura publicidade;
Espalhar posts em redes sociais: Como essas plataformas de redes sociais focam em relacionamentos, é necessário criar formas de interação, para que seus posts sejam percebidos;
Fazer spam: A publicação não autorizada de links para seu site em caixas de comentários, fóruns e mensagens diretas é vista com maus olhos e devem ser evitadas;
Praticar black hat: O Google tem um algoritmo de indexação muito esperto e capaz de detectar e penalizar os sites que praticam técnicas de SEO que não atendam às diretrizes estabelecidas.
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